Emrich “Imi” Lichtenfeld (26/05/1910 – 09/01/1998), criador do Krav-Maga, cresceu na cidade de Bratislava (atual Eslováquia), na época parte do Império Austro-Húngaro. Seu pai, Samuel Lichtenfeld, era chefe do serviço secreto local e instrutor de defesa pessoal e técnicas de imobilização da polícia secreta. Foi com ele que Imi foi primeiramente introduzido às técnicas de defesa pessoal.
Em sua juventude, Imi praticou diversos esportes e trabalhou no circo como trapezista e arremessador de facas. Destacou-se principalmente na prática de luta greco-romana, ganhando diversos campeonatos nacionais e internacionais e em boxe, modalidade na qual se sagrou campeão europeu em 1929, na categoria peso-pesado. Também, era portador da faixa-preta em judô e jiu-jitsu japonês.
Além disso, era um excelente nadador e grande dançarino de valsa. Imi também adquiriu conhecimento do corpo humano estudando os livros de medicina de seu tio. Essa diversidade de conhecimento, adquirida através do esporte e dos livros, permitiu ao Imi criar o Krav-Maga.
Em 1941, Imi Lichtenfeld se juntou à Legião Checa, que fez parte do Exército Britânico e lutou contra as forças nazistas. Após o final da Segunda Guerra Mundial, ele se juntou ao Haganá (organização paramilitar, precursora do Exército Israelense).
A luta em Israel não era tecnologicamente avançada, pois havia pouca disponibilidade de armas de fogo e munição. Por esta razão, Imi começou a desenvolver técnicas de como eliminar e neutralizar os soldados inimigos usando as mãos, bastões, facas, cordas etc.
No final da guerra da independência e com a fundação do Estado de Israel, as Forças de Defesa de Israel foram criadas e Imi tornou-se “Instrutor-Chefe de Defesa Pessoal & Preparação Física Para Combate” (seu título oficial no Exército Israelense) e permaneceu nesta função até sua aposentadoria do Exército.
Ao se aposentar, Imi decidiu criar uma inédita arte marcial israelense, dedicada exclusivamente à defesa pessoal. Em 1967, ele abriu dois dojos em Israel, um em Netanya, no norte do país e outro em Tel Aviv, localizada no centro do país.
Imi formou dez alunos nesses dois locais, cinco em cada cidade, e deu a faixa preta somente para esses dez alunos.
No ano de 1977, Imi passou para a mãos de Yaron Lichtenstein sua academia em Tel Aviv. Logo depois, foi criada a escola Bukan de Krav-Maga.